Viajar é uma experiência enriquecedora e única para muitas pessoas, mas para outras pode ser um sinônimo de luta contra o preconceito, o julgamento e a sensação de não pertencimento, principalmente para viajantes negros. Enquanto a vontade de explorar lugares incríveis, descobrir culturas diferentes, viver novos encontros e criar memórias motiva muitas pessoas a pegar a estrada, a experiência nem sempre é igual para todos, existem muitas dificuldades e desafios enfrentados por viajantes negros.
Foi pensando nisso que separamos alguns destinos acolhedores para conhecer! Viajar é para todos e é fundamental que todos sintam que pertencem em qualquer lugar do mundo!
Índice
Viajar como pessoa preta: Desafios
Os desafios do viajante negro começam muito antes da viagem em si, o momento de planejar já não é uma tarefa fácil. Isso porque a rotina, por vezes sem privilégios, não ajuda em conseguir tempo para pensar sobre isso. Mas, quando conseguem, surgem diversos questionamentos sobre o destino. Será que vou sofrer muito preconceito, julgamento ou lidar com olhares e comentários maldosos pelas ruas ou atrações?
Apesar dos desafios, é super importante ocupar todos os cantos do Brasil, afinal, um país tão diverso e pavimentado por tanta luta precisa ser explorado e todos merecem a oportunidade de se conectar com lugares incríveis.
Viajar também oferece uma oportunidade única de mergulhar na cultura negra. Em muitos destinos, é possível encontrar eventos, celebrações e museus com o objetivo de resgatar isso. A cultura é muito rica e diversa, cheia de música, dança, culinária, arte e história. E viajando para vivenciar tudo isso de perto, é uma forma de aprender e compartilhar com outras pessoas sobre a importância da cultura negra.
Turismo Afro
O afroturismo é buscar roteiros em destinos e atrações que possibilitam que a pessoa conheça e viva a história da cultura negra. É uma maneira de aprender sobre as experiências, contribuições e influências, conhecendo suas músicas, danças, culinária e muito mais. Além de visitar locais históricos, museus, e participar de eventos culturais.
É um tipo de turismo interessante para quem procura aprender mais sobre a história do Brasil e muito procurado por pessoas pretas em busca de uma experiência mais próxima das raízes de seus ancestrais.
Destinos para viajantes negros desbravarem
Nem sempre é uma tarefa fácil encontrar destinos acolhedores, ainda mais ao viajar como pessoa preta. Por isso, vamos explorar cidades onde é possível encontrar história e cultura, seja visitando o centro histórico, museus ou eventos com tradições importantes e pessoas únicas. Vamos lá conferir, viajante?
Chapada dos Veadeiros/GO

Esse é um destino incrível para quem gosta de praticar o ecoturismo, se aventurar em trilhas e se refrescar nas cachoeiras. A Chapada dos Veadeiros é cercada pela natureza e perfeita para quem está em busca de um pouco de descanso. Esse paraíso fica em Goiás e as cidades bases para visitar as atrações são Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante. Por lá, você precisa conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua, Cachoeira do Segredo e Cachoeira Loquinhas.
Além dos atrativos naturais, na Chapada dos Veadeiros, mais precisamente em Cavalcante, é onde fica o maior território quilombola do Brasil, chamado Kalunga. Por esse motivo, acontecem alguns eventos, como Festival Vozes Pretas e a Mostra de Teatro Afro Cena. Com o intuito de manter as tradições, fortalecer a cultura negra e celebrar com apresentações, oficinas de teatro, danças e shows. Os dois eventos são gratuitos e trazem uma programação incrível que valorizam e mantêm viva a cultura negra.
Salvador/BA

Um lugar repleto de ótimas praias, mas também muita história e cultura, a capital da Bahia, Salvador, é um destino imperdível. Entre as principias atrações que atraem turistas e que você precisa aproveitar, estão o Pelourinho, o Elevador Lacerda, a Praia do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra.
Na capital mais negra do Brasil, a cultura é mantida viva, não apenas com a população. A cidade tem uma rica herança que é refletida em vários aspectos de sua vida cotidiana, com a música, dança, religião, culinária e tradições.
O Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia, que abriga uma coleção de artefatos e exposições que contam a história da cultura negra no Brasil deve fazer parte de atrações ao construir seu planejamento de viagem. O centro histórico de Salvador, conhecido como Pelourinho, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO possui ruas coloridas, sendo palco de diversas manifestações culturais, incluindo música, dança e capoeira.
Além disso, muitas festividades celebram a cultura, como o Carnaval da Bahia que é super conhecido e conta com blocos afros, entre eles estão Ilê Aiyê e o Olodum. E outros eventos que acontecem na cidade, como o Afropunk e a Noite da Beleza Negra.
Ouro Preto/MG

Esse é um destino que combina história, arte e culinária. Ouro Preto fica em Minas Gerais e tem todo aquele charme mineiro único. As construções históricas da cidade chamam a atenção de diversos turistas que desejam saber mais do passado do Brasil. Igrejas, casarões e museus devem entrar no seu roteiro.
A cidade de Ouro Preto é histórica, possui construções do século passado e praticamente todo o local foi construído por negros. No passeio pelas minas de pedras preciosas, é possível observar a tecnologia usada para retirar ouro e outras pedras na época.
União dos Palmares/AL

Um parque que recria como foi o maior quilombo da América Latina, como se fosse uma maquete viva, com construções da época em tamanho real, a vegetação e muita história sobre a vida pelo quilombo. O Parque Memorial Quilombo dos Palmares existe como uma forma de manter a história viva e de lembrar como foi símbolo de resistência por tantos anos, em um período de muito preconceito e injustiça no Brasil.
O Memorial fica na cidade de União dos Palmares, a aproximadamente 80 km de distância de Maceió, capital de Alagoas. Para visitar o parque é gratuito e você pode explorar todo o local. Porém, para aproveitar mais e mergulhar na história mesmo, o ideal é contratar um guia antecipadamente.
Rio de Janeiro/RJ

Muita gente conhece a cidade maravilhosa pelas praias, pelo Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. E realmente, são atrações imperdíveis que você precisa conhecer enquanto estiver pela cidade. Porém, no Rio tem muito mais do que isso, inclusive, sobre a cultura negra.
O Instituto dos Pretos Novos é o maior cemitério de escravos da América, hoje em dia, o espaço conta a história da cultura negra e possui uma biblioteca. Outro local para visitar é a Casa da Tia Ciata, que foi uma grande influenciadora da cultura negra no Rio e também conhecida por propagar o samba na época. Também com o intuito de preservar a cultura negra, o Centro Cultural Pequena África conta com rodas de samba e diversas atividades.
Viajar como pessoa preta: Conheça novos destinos com a DeÔnibus
Viajar como pessoa preta para destinos acolhedores é uma oportunidade para mergulhar na cultura e celebrar a diversidade, além de viver novos encontros. Com a DeÔnibus, você consegue explorar esses locais de forma acessível, econômica e segura, com diversas opções de rotas, horários e viações, saindo de diversas cidades do Brasil.
No geral, não existe a melhor época para visitar esses destinos, isso depende da sua preferência em relação a clima e temperatura. Após escolher a época, é só garantir sua passagem de ônibus, arrumar as malas e explorar novos destinos e culturas.
Compartilhe essa matéria com quem também ama viajar e celebrar a diversidade cultural!