Uma das principais atrações de Visconde de Mauá/RJ é a Cachoeira do Escorrega. Essa beleza natural fica escondida no Parque Nacional do Itatiaia, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, bem na Serra da Mantiqueira. E sabe a principal diversão do local? Uma pedra lisa que vira um escorregador natural, te levando direto para uma piscina natural para um mergulho refrescante. Um máximo, não é mesmo viajante?
A Cachoeira do Escorrega é cheia de natureza em volta e diversas outras atrações do Parque. A água é clarinha e bem gelada, então se prepare! Esse é aquele destino perfeito para renovar as energias. Vem conferir tudo o que separamos para você!
Índice
Onde fica a Cachoeira do Escorrega

A Cachoeira do Escorrega fica em Visconde de Mauá, bem na região da Serra da Mantiqueira e na divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Inclusive, a vila de Maringá tem metade de seu território no Rio e a outra em Minas, se privilegiando das duas culturas.
O interesse, é que essa região de Visconde de Mauá engloba três distritos, que são Maringá, Maromba e Visconde de Mauá. Ou seja, em cada cantinho tem atrações para aproveitar. E não são só as cachoeiras que fazem sucesso, mas a culinária também é muito especial, ainda mais no friozinho que costuma fazer no local. Nada melhor do que um fondue e um vinhozinho para acompanhar o clima de montanha, não é mesmo?
E para chegar nessa região super charmosa, você pode contar com a DeÔnibus, saindo do Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG, ou onde você estiver. Nossas viações parceiras, Cidade do Aço, Catarinense, Cometa e Util, por exemplo, realizam o trajeto saindo das capitais até a cidade de Resende/RJ, que fica a menos de uma hora de Visconde de Mauá. Assim, você chega no seu destino com todo o conforto e segurança, para aproveitar todas as atrações do local.
Cachoeira do Escorrega – Rio de Janeiro/RJ

A cachoeira que é o cartão-postal da região, fica no Parque Nacional de Itatiaia, em um espaço repleto de cachoeiras, piscinas naturais, trilhas e atrações em meio a natureza e a Serra da Mantiqueira.
Como é a cachoeira do Escorrega
A cachoeira se assemelha a um grande escorregador, mas com formação de granito esculpida pela própria natureza. Não é à toa que o nome é Cachoeira do Escorrega, já que você pode deslizar pela pedra e cair em uma piscina natural formada no local que deságua a queda d’água. Essa piscina natural é ideal para tomar um banho e renovar as energias. Mas já adiantamos que a água é bem gelada.
Acesso e estrutura turística local
A estrutura do local é ótima, logo na entrada você encontra um restaurante, com diversos pratos e até música ao vivo em algumas datas. Além disso, o local também conta com estacionamento e banheiros para os visitantes. Para acessar a cachoeira, é bem pertinho da área que fica o restaurante, basta caminhar alguns metros que você chegará na atração.
Experiências na região
A região de Visconde de Mauá e o Parque Nacional do Itatiaia oferecem inúmeras atrações relacionadas a natureza e a prática do ecoturismo. Um pouquinho depois da Cachoeira do Escorrega, andando mais alguns minutos, você encontra a Cachoeira dos Macacos.
Na região, tem a Cachoeira Véu de Noiva que é lindíssima e o Poção da Maromba, que é uma queda d’água que forma um poço ótimo para mergulho.
Além disso, pelo Parque, existem diversas trilhas que te levam até cachoeiras maravilhosas, com uma diversidade enorme de fauna e flora.
Dica ao conhecer a Cachoeira do Escorrega – Rio de Janeiro

Antes de qualquer passeio para cachoeiras ou atrações em meio a natureza, é fundamental levar em consideração algumas precauções para garantir que sua aventura seja vivida com muita segurança e tranquilidade. Por isso, separamos uma lista para que sua experiência seja ainda melhor!
- Roupas leves: opte por roupas leves, tênis resistentes e confortáveis, leve trajes de banho para mergulhar nas cachoeiras.
- Proteção solar: deixe o protetor solar sempre em mão e, se necessário, reaplique para se proteger dos raios solares.
- Hidratação: leve uma garrafa d’água com você para repor as energias, especialmente em trilhas mais longas.
- Cuidado com a natureza: saiba que aquele espaço é a casa de muitos animais e vegetação. Então, preserve a flora e fauna local, não alimente animais e recolha o seu lixo do local.
- Cuidados nas trilhas: ao explorar as trilhas, fique atento às sinalizações e sempre busque o caminho indicado, não faça caminhos alternativos para não se perder.
- Cuidados nas cachoeiras: caso não saiba nadar, evite locais fundos e com correnteza. Fique atento ao mergulhar também, pois podem ter pedras que você não observou no fundo.
Agora que você já sabe todas as dicas para aproveitar a Cachoeira do Escorrega, é só planejar sua viagem com a praticidade e conforto que a DeÔnibus oferece, com diversas opções de rotas e horários para tornar seu passeio ainda mais fácil. Compre sua passagem de ônibus pelo site ou aplicativo.
Certamente, essa matéria despertou o seu espírito aventureiro, então, compartilhe quem vai viver novos encontros com você e a DeÔnibus!