Quando pensamos em São Paulo, sempre pensamos em uma cidade grande, repleta de prédios, muito movimento e agitação. No geral, a ideia de entrar em contato com a natureza e mergulhar em cachoeiras não ocorre, não é mesmo? No entanto, podemos garantir que é possível aproveitar momentos relaxantes em meio à natureza no estado.
Afinal, São Paulo possui uma diversidade de atrativos, indo muito além da imagem de cidade agitada. É um estado que, de fato, oferece uma variedade de atrações e destinos incríveis, proporcionando desde a movimentação das metrópoles até belezas naturais das cidades do interior.
Índice
5 Cachoeiras em São Paulo incríveis e imperdíveis
Para fugir do dia a dia agitado e aproveitar as férias e o verão, nós do Time da DeÔnibus, selecionamos 5 opções incríveis de cachoeiras em São Paulo. São destinos que oferecem não apenas quedas d’águas encantadoras, mas também a oportunidade de se conectar e renovar as energias. Vamos conferir essas cachoeiras em SP, viajante?
Cachoeira da Caceia – Mariporã/SP

A Cachoeira da Caceia está localizada na cidade de Mariporã, que fica a 40 km da capital paulista. É uma ótima opção de bate-volta saindo de São Paulo para fugir da correria de cidade grande, e ficar em um lugar que tem a natureza como o principal cenário. A trilha para acessar a atração é bem curta, em menos de 10 minutos você chega no local e a entrada é gratuita. A cachoeira conta com 3 quedas d’águas, sendo que a maior delas tem apenas 3 metros.
Apesar do poço que a cachoeira forma ser bem raso, você pode aproveitar para se refrescar direto na queda d’água, já que mergulhar não será possível. É importante já ir bem preparado, com lanchinho e água, pois o local não possui estrutura de restaurante, banheiro e estacionamento.
Cachoeira da Lagoa Azul – Cubatão/SP

Com uma queda de 30 metros de altura, está a Cachoeira da Lagoa Azul, cercada por uma biodiversidade enorme e uma beleza única. Localizada em Cubatão, no litoral paulista, a trilha para acessar a cachoeira exige bastante esforço físico, inclusive, é interessante estar acostumado a praticar esportes e trilhas no seu dia a dia. São 5 km de caminhada ida e volta e em alguns pontos tem bastante subida. Mas pelo caminho você encontra água limpa e pronta para beber e se hidratar durante a trilha.
Ao chegar na atração, todo o esforço será recompensado com a vista para o poço azul que a queda d’água proporciona. Para tornar seu passeio ainda mais seguro e tranquilo, só é permitido acessar o local de tênis. Não esqueça de levar um lanchinho, pois no local não tem estrutura próxima e fique atento ao horário de entrada e ao clima no dia da sua visita.
Cachoeira do Elefante – Biritiba Mirim/SP

Essa é considerada uma das cachoeiras mais bonitas do estado de São Paulo e, com toda a razão, são 3 quedas d’águas impressionantes de 80 metros de altura. A vegetação verde em volta forma um cenário perfeito para relaxar e apreciar as belezas naturais, em conexão com a natureza e os animais.
A Cachoeira do Elefante fica em Biritiba Mirim, pertinho de Mogi das Cruzes e de algumas praias de Bertioga. Para acessá-la, existem duas opções e você vai precisar fazer uma boa caminhada. A primeira opção é descer na Rodovia Mogi-Bertioga e andar por volta de 4 km até o início da trilha, que começa com a mata fechada e são mais 3 km andando. Ou há ainda a opção de ir até o mirante nessa mesma rodovia e descer até a cachoeira, essa opção tem um caminho mais curto.
Na cachoeira não tem restaurante, então leve um lanche. Vale lembrar também que o sinal de celular é bem fraco. Aproveite para dar um mergulho, se refrescar e renovar as energias. Ok, viajante?
Cachoeira de Marsilac – Emburá/SP

Mais uma opção de cachoeira para aproveitar o contato com a natureza, é a Cachoeira de Marsilac. São 7 km de trilha de nível médio, não precisando ter grandes preparos físicos para enfrentá-la. Ela está localizada em Emburá, um pouco mais de 50 km de distância da capital, São Paulo.
A queda d’água não é muito alta e forma um poço perfeito para banho, ainda mais para a criançada. Além disso, é possível praticar alguns esportes no local, como stand up paddle, canoagem, boia cross e aos finais de semana tem até tirolesa.
O local oferece uma ótima estrutura e vale a pena conferir o que não é permitido fazer no local também, para não haver nenhum desconforto. Lembrando que a entrada é paga. Aproveite e conheça destinos para se aventurar em SP!
Cachoeira Queda do Meu Deus – Eldorado/SP

Para fechar com chave de ouro nossa lista de cachoeiras em São Paulo, a Queda do Meu Deus não pode ficar de fora do seu roteiro. São 53 metros de queda d’água, em meio a natureza, com uma localização privilegiada no Parque Estadual da Caverna do Diabo, que fica na cidade de Eldorado.
Para acessá-la, você tem duas opções. A primeira é uma trilha que leva um pouco mais de uma hora e tem um nível de dificuldade intermediário, pelo caminho você encontra piscinas naturais e outras cachoeiras do parque.
Agora, a segunda opção é pelo Vale das Ostras, onde você vai precisar ter um preparo físico e estar acostumado com trilhas mais longas, pois são em média cinco horas caminhando. O interessante é que você vai cruzar por 11 quedas d’água pelo caminho, o que faz tudo valer a pena, não é mesmo? Lembrando que para essa trilha é obrigatória a presença de um guia.
Como a cachoeira está em um parque, além de todas as outras opções de cachoeiras, trilhas e cavernas que você tem para explorar, a estrutura também é ótima, com banheiros e restaurante no centro de visitantes. É necessário pagar uma taxa para entrar no parque.
Agora que você conhece algumas cachoeiras em São Paulo, já pode escolher onde vai tirar uns dias para curtir a natureza e aproveitar um momento de descanso.
Para isso, você pode contar com nosso time. Baixe o aplicativo DeÔnibus e transforme sua viagem em uma experiência ainda mais incrível. Tenha o conforto, a segurança e praticidade necessária para viajar de ônibus. Viva novos encontros!