O Cordão de Girassol (aquele cordão verde com girassóis amarelos usado por muitas pessoas) tem a finalidade de identificar quem é portador de alguma deficiência ou condição especial que pode não ser imediatamente aparente – e que pode precisar de ajuda.
Esta manifestação, que começou timidamente, está se espalhando entre pessoas com necessidades especiais, suas famílias e defensores da inclusão, criando uma onda de conscientização e solidariedade.
Viajar é uma experiência enriquecedora e a DeÔnibus acredita que todo mundo deve ter a oportunidade de explorar este Brasil lindo!
Índice
Viagens acessíveis com o Cordão de Girassol
A acessibilidade começa desde o momento em que se decide viajar, por isso é tão importante haver movimentos e campanhas de conscientização para que todos tenham uma compreensão mais profunda das necessidades especiais dos viajantes.
Por isso, o cordão tornou muito especial a vida das pessoas com deficiências ocultas ou não-aparentes, como surdez, autismo e deficiência intelectual, mas que têm o desejo (e direito) de viajar.
Ao utilizarem o cordão, elas encontram uma maneira visual e tangível de compartilhar sua identidade e, com isso, evitar mal-entendidos, o que proporciona mais tranquilidade e segurança.
É uma forma de tornar a viagem mais acessível e inclusiva.
Quem pode usar o Cordão de Girassol?

Vale lembrar que o uso do cordão ou fita com girassóis desenhados é opcional, e sua ausência não prejudica o exercício de direitos e garantias previstos em lei, conforme consta na lei nº 14.624.
Veja a seguir o perfil de quem pode usar o Cordão de Girassol:
- Asma;
- Autismo;
- Câncer;
- Deficiências cognitivas;
- Diabetes;
- Doença cardíaca;
- Doença de Parkinson;
- HIV;
- Incontinência urinária;
- Intolerância à lactose;
- Lúpus;
- Reumatismo;
- Transtornos mentais,
- Transtornos ou alergias alimentares;
- Entre outras.
Como obter o Cordão de Girassol?
O Cordão de Girassol pode ser encontrado facilmente em diversos sites na internet ou em ONGs e repartições públicas.
Apesar do uso não ser obrigatório, os Cordões de Girassol são usados para evitar ou amenizar situações de alto estresse, como filas por exemplo.
Já o cordão com peças de quebra-cabeças multicoloridas é o símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA, ou seja, é a identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
A sua utilização ajuda garantir mais assistência e estabelecer prioridade de atendimento a essas pessoas em locais públicos e privados.
É possível promover a acessibilidade durante as viagens de ônibus, e uma experiencia positiva para quem tem TEA.
Importante ressaltar que as pessoas portadoras de TEA têm direito ao Passe Livre, ou seja, o transporte gratuito interestadual.
Por outro lado, o Passe Livre não é válido para viagens em ônibus executivo e leito, nem para o transporte intermunicipal.
É importante que a população tenha conhecimento para evitar qualquer tipo de preconceito, pois algumas deficiências não são visíveis em um primeiro momento e o cordão ajuda na identificação e com isso a tranquilidade de um atendimento mais humanizado.
Destinos acessíveis para viajar de ônibus
Agora que você sabe da importância do Cordão de Girassol para viagens acessíveis, confira a seguir alguns destinos onde a acessibilidade é levada a sério para você viajar com tranquilidade.
Rio de Janeiro (RJ)

A cidade maravilhosa do Rio de Janeiro é uma referência de destino acessível. Locais como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor possuem um tour para pessoas que apresentam algum tipo de necessidade especial.
Bonito (MS)

Localizado no estado do Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito, muito conhecida pelo ecoturismo, também é outro destino acessível.
Por lá são realizadas experiências adaptadas, desde trilhas sensoriais até atividades aquáticas que proporcionam estímulos controlados.
Estes são apenas dois destinos, mas o Brasil está se tornando um exemplo de como o setor do turismo pode ser mais inclusivo, permitindo que todas as pessoas explorem suas maravilhas.
Se você quiser saber um pouco mais sobre turismo inclusivo, confira nosso post sobre destinos inclusivos.
Acessibilidade em viagem de ônibus: dicas e informações
Dicas para tornar a sua viagem de ônibus acessível mais tranquila:
- Informe para onde está indo e o tempo de duração da viagem;
- Mostre fotos do hotel, pousada ou qualquer que seja o local onde vocês ficarão hospedados;
- Procure manter a rotina durante a viagem (hora de dormir, comer);
- Leve objetos favoritos;
- Utilize o Cordão de Girassol ou outro de acordo com a necessidade;
- Leve fones/tampões de ouvidos para amenizar os barulhos durante a viagem.
Estas dicas podem ajudar a reduzir o estresse durante a viagem.
Saiba mais sobre acessibilidade em viagem de ônibus e os direitos das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida!