Floripa não ganhou o apelido de “Ilha da Magia” à toa, né? Quem pisa ali entende rapidinho: praias paradisíacas, vibe jovem, trilhas incríveis e um pôr do sol que merece ser tombado como patrimônio da humanidade! Bora descobrir o que fazer em Florianópolis num roteiro que é puro alto astral?
Destino para lá de requisitado por turistas do Brasil inteiro (e muitos de outros países), a bela Florianópolis é daquelas cidades que costumam despertar paixão à primeira vista em seus visitantes.
Lindas praias, hotéis e pousadas acolhedores, ótimos restaurantes e várias opções de lazer para todas as idades. A capital do Estado de Santa Catarina está esperando você para oferecer dias incríveis de diversão e relaxamento.
E viajar de ônibus para Florianópolis pode ser uma ótima opção para quem está precisando relaxar, já que não é necessário se preocupar em dirigir e você pode aproveitar o conforto do ônibus para descansar, colocar a leitura em dia ou até assistir sua séria ou filmes favoritos enquanto viaja.
Índice
Viaje de ônibus para Florianópolis

Viajar de ônibus é ter mais conforto, mais economia e você ainda ter a experiência incrível de acompanhar pela janela as transformações da paisagem ao longo do caminho.
O Terminal Rodoviário Rita Maria fica bem pertinho do centro e recebe ônibus de várias cidades do Brasil. Além, é claro, de toda estrutura perto como hotéis, pousadas e comércio em geral.
A cidade é linda o ano inteiro, mas fica um aviso: no verão costuma chover bastante. E nesta época é alta temporada, o que significa que a cidade fica mais cheia de turistas e um pouco congestionada.
É possível curtir Floripa de todas as maneiras. Não existe um tempo mínimo para ficar na ilha, seja em um feriado ou uma viagem de férias, dá para aproveitar muito bem a cidade.
Se você pretende explorar a ilha, saiba que é bem fácil se deslocar por lá. Você pode alugar um carro – existem várias locadoras espalhadas pela cidade –, além de outros transportes como aplicativo, táxi e linhas de ônibus regionais.
O que fazer em Florianópolis
A cidade possui várias atrações turísticas, mas separamos para você algumas dicas do que fazer em Florianópolis que vão preencher muito bem o seu tempo. Confira a seguir e monte seu roteiro.
Praias famosas: onde o agito encontra o paraíso
Floripa tem mais de 40 praias (isso mesmo, QUARENTA!). Difícil escolher? Bora conferir algumas das mais famosas aqui:
Praia Mole: a queridinha da galera
Areia fofinha, ondas perfeitas pro surf e aquele clima jovem irresistível! Praia Mole é ponto certo de gente bonita, música boa e caipirinhas incríveis. Se rolar disposição, vale seguir até a Praia da Galheta, logo ao lado, mais isolada e super tranquila.
Jurerê Internacional: luxo e festinhas
Se você curte uma vibe mais sofisticada, Jurerê Internacional é seu lugar. Beach clubs, DJs bombando e gente estilosa circulando o dia inteiro. Ah, prepara o bolso (mas juro que vale cada centavo)!
Praia da Joaquina: surfe, dunas e aventura
“Joaquina” pros íntimos! Essa praia é famosa pelo surf, pelas dunas enormes (dá até pra fazer sandboard!) e pelos barzinhos pé na areia que têm a melhor sequência de camarão da ilha.
Praia dos Ingleses
A praia dos ingleses tem opções para todos os gostos, bolsos e idades. A praia tem pouca onda e a água é bem quentinha, perfeita para relaxar.
Além destes pontos turísticos com uma pegada maior de natureza, há outras opções que fogem um pouco da praia, como nas dicas a seguir.
Melhores passeios em Florianópolis: aventura e natureza no combo perfeito
Floripa vai além das praias! Cola aqui pra descobrir os passeios mais legais:
Ilha do Campeche: Caribe catarinense
Sério, essa ilha é surreal. Águas cristalinas, trilhas curtas e vistas que fazem qualquer foto parecer Photoshop. O acesso é por barco saindo da Praia da Armação ou Campeche. Anota essa dica!
Trilha da Lagoinha do Leste: cartão-postal obrigatório
Topa uma trilha um pouquinho desafiadora, mas com uma recompensa absurda no final? Lagoinha do Leste é uma praia selvagem, preservada e com uma lagoa linda. Não esqueça água, protetor solar e disposição!
Santo Antônio de Lisboa: charme açoriano e pôr do sol mágico
Esse bairro histórico é simplesmente encantador! Ruas fofinhas, gastronomia incrível (peça ostras!) e o pôr do sol mais lindo da ilha. É o date perfeito, confia em mim!
Passear pelo centro histórico
O centro tem prédios antigos e preservados dos séculos XVII e XIX, por isso a dica é fazer um tour pelo Centro Histórico de Floripa e conhecer melhor a história da cidade.
Ponte Hercílio Luz
Cartão-postal da cidade, ela é parada obrigatória para tirar foto e apreciar a cidade e um lindo pôr do sol.
Lagoa da Conceição
Ela é um bairro onde se encontram bares, cafés e casas noturnas
Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Ela protegia Florianópolis dos invasores nos séculos passados e hoje está aberta à visitação e foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Avenida das Rendeiras
Ela está na charmosa Lagoa da Conceição e é assim conhecida por conta das “rendeiras tradicionais” que ali viviam. Hoje não tem muitas, mas é possível encontrar algumas rendeiras nativas com os seus lindos trabalhos.
Água Show Park
Um parque aquático que fica na praia dos ingleses e possui piscinas, toboáguas, rampas aquáticas e aéreas para descanso. Ele já foi eleito como o melhor parque aquático do estado, pelo prêmio Travellers Choice do TripAdvisor.
Parque Ecológico do Córrego Grande
O parque tem uma linda aérea de conservação, que proporciona ao visitante momentos de paz além de conferir de perto várias espécies de arvores e animais.
Gastronomia: não dá pra viajar sem provar isso aqui!
Floripa é famosa pelos frutos do mar, mas bora sair do clichê e descobrir uns lugares diferentões?
- Mercado Público: parada obrigatória no centro histórico. Tem comida boa, cervejinha gelada e muito pastelzinho de camarão.
- Boteco Zé Mané: ambiente descontraído, cervejas artesanais e petiscos deliciosos. Melhor fim de tarde impossível!
Nightlife: Floripa não dorme, bebê!
A noite ali é agitada de janeiro a janeiro. Confira onde colar:
- The Roof: um rooftop incrível com drinks, DJs e vista pra toda cidade.
- Casa de Noca: um mix de balada com barzinho, sempre com música boa e galera animada.
Dicas rápidas (pra anotar no bloco de notas):
- Reserve hospedagem com antecedência no verão (fica tudo LOTADO!).
- Transporte por aplicativo funciona super bem pela ilha inteira.
- Protetor solar é seu melhor amigo. Não vacile!
Pronto, com essa lista de lugares incríveis em Floria, você já pode montar seu roteiro e curtir dias inesquecíveis.
FAQ: o que todo mundo quer saber sobre Floripa
Agora que você já sabe o que fazer em Florianópolis, é só arrumar a mala e partir pra Ilha da Magia. Bora fazer esse rolê acontecer? Reserve aqui sua passagem para Florianópolis.