Seja para fugir da vida corrida da cidade grande, aproveitar um final de semana mais calmo ou, ainda, dar aquela fugidinha em um feriado prolongado, Belo Horizonte possui várias opções de turismo e lazer em cidades ao seu redor.
São cidades perfeitas para quem busca tranquilidade e diversão e o melhor de tudo que são bem próximas à capital.
Confira a nossa lista com 5 cidades pertinho de Belo Horizonte para conhecer:
Índice
01 – Congonhas/MG

A cidade de Congonhas está localizada a 80 Km de Belo Horizonte e é passagem obrigatória para quem visita a capital mineira.
A cidade é bem famosa por causa das obras do mestre Aleijadinho.
Tanto que uma das principais atrações da cidade é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (localizada na praça central da cidade) que, em 1985, foi declarado pela Unesco como Patrimônio Mundial.
Ela é considerada por muitos como o maior tesouro da arte barroca.
A cidade é também um dos destinos mais religiosos do Brasil procurados pelos turistas.
Além de conhecer de perto este patrimônio incrível da Unesco, é possível ainda visitar o Museu de Congonhas (espaço dedicado às obras de Aleijadinho), o Museu de Imagem e Memória e se deliciar por lá com os pratos típicos da culinária mineira.
Há diversas opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos, mas uma boa dica é o restaurante Casa da Ladeira. Ele está localizado em frente ao Complexo do Senhor Bom Jesus do Matosinhos.
02 – Cordisburgo/MG

A cidade de Cordisburgo é perfeita para quem busca a tranquilidade e a paz da natureza.
Cordisburgo é famosa por ser a terra do famoso escritor João Guimarães Rosa – a cidade possui até um museu em sua memória.
Se você é fã do escritor ou de literatura brasileira, não pode deixar de visitar o museu e ver de perto a casa onde ele nasceu e viveu alguns anos da sua vida.
A casa é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA/MG e possui um acervo com vários objetos do escritor como objetos de uso pessoal, doméstico e profissional, fotografias, edições nacionais e estrangeiras de obras e documentação textual – originais manuscritos e datilografados.
Mas além disso, a cidade é bem famosa por suas belezas naturais, entre os destaques está a Gruta de Maquiné, considerada o berço da paleontologia brasileira.
Quem a visita se encanta com todas as esculturas naturais e estalactites no teto da caverna. Mas vale lembrar que o passeio pela gruta só pode ser feito com o auxílio de guias locais.
E se você desejar dormir na cidade para curtir um pouco mais toda esta tranquilidade, encontrará hospedagens aconchegantes, como Hotel Pousada das Flores.
Não perca tempo, aproveite momentos únicos de paz e tranquilidade e compre suas passagens.
03 – Lavras/MG

A cidade de Lavras está localizada na região do Campo das Vertentes, no sul do estado de Minas Gerais, a aproximadamente 230 Km de Belo Horizonte.
A cidade é cercada por montanhas e lindas paisagens naturais. Seu clima é mais ameno, o que a torna agradável tanto no verão (é mais fresquinho) quanto no inverno, para quem quer curtir aquele friozinho gostoso.
Em geral, quem visita a cidade está à procura de tranquilidade e um contato maior com natureza. Tanto que boa parte das atividades da cidade são realizadas ao ar livre.
As atrações de maior destaque de Lavras são a Igreja do Rosário (construída no século XVII e tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional), o Parque Florestal Quedas do Rio Bonito (perfeito para cachoeiras e trilhas), Serra do Campestre (ou da Bocaina) que tem uma vista incrível!
04 – Catas Altas da Noruega/MG

A linda e pequena cidade de Catas Altas da Noruega é uma das principais rotas dos antigos caminhos coloniais. Apesar de ter este nome meio ‘gringo’, a sua origem não tem nada a ver:
Catas: era o processo primitivo que utilizavam na época para extrair o ouro, que era explorado no sistema de catas (grandes escavações eram feitas nas areias dos rios até encontrar a pedra do fundo do leito). Noruega: o nome foi dado pelos primeiros desbravadores ao encontrar aqueles morros frios e úmidos que “escondiam a face do sol”.
A junção do nome se deu quando a mineração começou a ficar decadente e os garimpeiros foram incentivados a reativar as minas. Juntos, então, os garimpos Catas Altas e Noruega foram reativados e, unidos, deram origem ao nome atual de Catas Altas da Noruega.
Catas Altas fica a aproximadamente a 118 Km de Belo Horizonte.
Quem chega à cidade se encanta com o centro histórico emoldurado pela Serra do Caraça ao fundo – parece até um quadro de tão linda.
Além das belas paisagens e de toda a natureza que o local oferece ao visitante, a cidade possui várias atrações – a maioria naturais –, mas uma delas se destaca: a caminhada de “Santo Inácio com Costela”.
Baseada no Caminho de Santiago de Compostela, os participantes fazem uma caminhada de aproximadamente 10 quilômetros, cujo o inicio se dá na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e segue em direção à comunidade rural de Santo Inácio.
No final da caminhada, os turistas que participam são recebidos com uma comida bem típica: a canjiquinha com costela, além de uma exposição de alguns produtos fabricados pelos artesãos de Catas Altas da Noruega como fontes, panelas, castiçais e esculturas.
05 – Pedro Leopoldo/MG

O município de Pedro Leopoldo está localizado a 39 Km de Belo Horizonte. E uma das suas grandes atrações é o memorial Casa de Chico Xavier, já que a cidade é a sua terra natal.
Esta é a residência onde morava o médium, que viveu por lá cerca de 49 anos. Quem a visita encontra um vasto acervo de fotos, textos e artigos sobre ele.
Em 2005 foi criado um roteiro em homenagem a Chico Xavier. Trata-se do Caminhos de Luz, no qual o visitante recebe um roteiro com pontos de visitação.
Além disso, Pedro Leopoldo é famosa também por suas construções barrocas. Entre elas destacam-se a Casa do Bandeirante Fernão Dias, a Quinta do Sumidouro e a Capela do Rosário.
Suas paisagens naturais também chamam a atenção de quem a visita, como as grutas e sítios arqueológicos como o da Lapa Vermelha IV.
Não deixe de provar sua deliciosa galinhada!
Sinta de perto toda esta energia da cidade, garanta a sua passagem de ônibus.
Faça o download do E-book Segredos Ocultos de Minas Gerais e visite lugares místicos com histórias únicas próximos de Belo Horizonte!