O Halloween está chegando, e que tal planejar uma programação diferente? Algum lugar que combine com o tema e deixe tudo ainda mais divertido (ou assustador). No Brasil, tem alguns lugares perfeitos para explorar, que guardam histórias de arrepiar, como um cemitério com uma loira misteriosa, construções com vultos e vozes pelos corredores e até atrações com fantasmas vagando.
Certamente, esse é o tipo de passeio que exige uma dose extra de coragem e um espírito aventureiro para encarar surpresas pelo caminho. Então, se prepare e conheça os lugares mais assustadores do Brasil com o Time da DeÔnibus!
Índice
Lugares mal-assombrados para conhecer
Para aqueles que apreciam o suspense, histórias de terror e gostam de explorar os cantos mais sombrios do Brasil, onde lendas assustadoras ganham vida, você está prestes a embarcar em uma jornada única. E destinos horripilantes no Brasil não faltam, por exemplo, em Brasília/DF, com o famoso Apartamento na quadra 407, que não fica um morador sequer e a Antiga piscina com ondas que deixou vítimas.
Já em Porto Alegre/RS, encontramos a assustadora Igreja de Nossa Senhora das Dores e o Antigo Hospício São Pedro, repletos de fantasmas. Para ajudar você a planejar sua expedição assustadora, a DeÔnibus tem um portfólio completo, com diversas viações, rotas e horários, para tornar sua viagem mais flexível, tranquila e segura até esses lugares mal-assombrados.
Aproveite e conheça nossas dicas de destinos para viajar durante o Halloween no Brasil!
Lugares mais assustadores em Minas Gerais/MG

Minas Gerais é uma terra cheia de lendas assustadoras, desde a “alma que pediu missa” até a misteriosa “lenda dos diamantes”. E quando se trata de cidades históricas, você pode ter certeza de que elas guardam segredos arrepiantes. Por isso, separamos alguns contos misteriosos que circulam pelo estado mineiro e alguns lugares mais assustadores do Brasil para visitar.
Mina da Passagem, Mariana
Localizada em Mariana, Minas Gerais, a Mina da Passagem é uma das maiores minas abertas à visitação no Brasil. Mas não se deixe enganar pela beleza de seus corredores subterrâneos. Em 1936, uma terrível enchente aprisionou e afogou quase 20 trabalhadores na mina.
Hoje, os visitantes relatam experiências arrepiantes, incluindo barulhos de correntes e sinos, que muitos acreditam serem causados por fantasmas. Mesmo com esse toque de mistério, a mina é uma parte importante da história do país e vale a pena explorá-la, mas esteja preparado para um ou outro susto!
Cemitério do Bonfim, Belo Horizonte
Já imaginou fazer um tour histórico em um cemitério? Sim, é possível no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. Aqui, não estamos falando apenas de túmulos comuns. Os jazigos desse cemitério são verdadeiras obras de arte, e por lá, você encontrará figuras que desempenharam papéis importantes na política e na cultura da cidade enterradas.
Normalmente, cemitérios já são naturalmente cheios de lendas, mas, esse tem um toque a mais de mistério. Uma das lendas mais famosas é sobre uma moça loira que conquistava os homens da cidade e os convidava para visitar sua casa. Porém, ao chegar lá, os homens percebiam estarem em um cemitério, e a moça misteriosamente desaparecia entre os túmulos. Portanto, se você visitar o Cemitério do Bonfim à noite, é melhor pensar duas vezes antes de seguir qualquer mulher loira que apareça pelo caminho, viajante!
Lugares mais assustadores em São Paulo/SP

São Paulo, além de ser uma metrópole agitada, também é repleta de histórias e lendas assustadoras. A cidade é antiga e guarda construções com histórias verdadeiramente bizarras. Se você gosta de uma dose de emoção e curiosidades macabras, precisa conhecer esses lugares mal-assombrados.
Edifício Joelma, São Paulo
Esse edifício, atualmente conhecido como Edifício Praça da Bandeira, tem uma fama sinistra de ser mal-assombrado. A reputação vem de um crime terrível, quando um homem assassinou a própria mãe e suas duas irmãs no edifício, jogando os corpos em um poço. Aqueles que ousaram explorar o local relataram escutar gritos e avistar vultos. Anos depois, o edifício pegou fogo e resultou na morte de cerca de 200 pessoas. É um lugar que talvez seja melhor passar bem longe, não é mesmo?
Edifício Martinelli, São Paulo
Outro edifício na lista dos assustadores de São Paulo é o Martinelli. Esse é considerado o primeiro arranha-céu da América Latina, oferecendo uma vista espetacular da cidade. Apesar da bela paisagem, o edifício abriga algumas lendas bem assustadoras. Dizem que ele foi palco de dois assassinatos e que uma mulher loira vaga pelos corredores durante a noite. Além disso, as portas dos armários batem sozinhas no período noturno. E aí, teria coragem de visitar um desses lugares mais assustadores do Brasil?
Lugares mal-assombrados no Rio de Janeiro/RJ

A cidade maravilhosa, conhecida por suas belas praias e atrações incríveis, também reserva seus cantos misteriosos e histórias assustadoras. Se você é do tipo que adora um turismo com um toque de terror, pode explorar um roteiro especial pelas narrativas arrepiantes que a cidade esconde.
Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro
Atualmente, esse local abriga um centro cultural em um prédio antigo com arquitetura imponente para a sua época. Porém, por trás da fachada tranquila, o Castelinho esconde uma história triste e assustadora. No passado, esse foi o lar da Família Fernandes. Um acidente trágico acabou com a vida do casal na presença de sua filha.
Após o ocorrido, uma pessoa assumiu a guarda da menina, mas a trancou na torre do Castelo. Com o falecimento da menina, surgiram histórias de seu espírito vagando pelo local em busca de vingança.
Arco do Telles, Rio de Janeiro
Bem no centro do Rio de Janeiro, você encontrará o Arco do Telles, uma construção histórica do século XVIII que, por si só, já justifica uma visita. Mas antes de se aventurar por lá, é preciso conhecer a razão pela qual esse lugar está na lista dos mais assustadores do Rio. A história sombria envolve Barbara dos Prazeres, uma estrangeira que chegou ao Brasil e assassinou seu marido para ficar com seu amante. Não satisfeita, ela também tirou a vida do amante.
Após esses terríveis crimes, Barbara fugiu e se envolveu com magia negra, ganhando uma reputação sinistra. Dizem até que ela esteve envolvida no desaparecimento de crianças na região.
Lugares mais assustadores em Salvador/BA

A capital baiana é repleta de atrações incríveis e, graças à sua rica história, também é berço de lendas que tornam a cidade ainda mais interessante. Para os amantes do inusitado, explorar Salvador, especialmente no Halloween, é uma experiência e tanto assustadora.
Casa das Sete Mortes, Salvador
Essa construção é uma das mais antigas do Brasil, do período colonial, com uma arquitetura luxuosa para o século XVII. Pouco tempo após sua conclusão, uma série de assassinatos macabros aconteceram ali. Um padre e três empregados da casa foram esfaqueados e perderam a vida.
Para completar o sinistro histórico, algumas versões sugerem que os proprietários e sua filha foram envenenados pela empregada, enquanto outras relatam que uma mãe e suas duas filhas foram as vítimas. No final, a verdade nunca apareceu. Visitar essa mansão requer coragem, pois coisas inexplicáveis ocorrem por lá, como portas batendo do nada, vultos passando, barulhos fora do normal e até mesmo nevoa sem explicação.
Teatro Vila Velha, Salvador
Fundado em 1964, o Teatro Vila Velha é um espaço cultural muito conhecido e frequentado na cidade, palco de diversas apresentações memoráveis. No entanto, o teatro também é conhecido por abrigar histórias um tanto macabras.
Dizem que o fundador e ex-morador do teatro vaga pelos corredores e camarins, mesmo após sua morte. Relatos de vozes misteriosas e visões inexplicáveis deixam no ar um clima de mistério. Independentemente da veracidade desses relatos, assistir a um espetáculo no local vale muito a pena.
Lugares mal-assombrados em Pernambuco/PE

O destino é muito conhecido por suas belas praias, como a Praia do Sancho, Porto de Galinhas e a famosa Fernando de Noronha. Agora, quem iria imaginar que Pernambuco também guardaria histórias de arrepiar? Pode acreditar que nesse paraíso tem como explorar alguns cantinhos um tanto quanto assustadores.
Cruz do Patrão, Pernambuco
No Porto de Recife, nas margens do Rio Beberibe, fica a Cruz do Patrão, uma coluna de alvenaria com seis metros de altura que, na época, foi usada para guiar navios. Por décadas, a cruz se tornou famosa como um local mal-assombrado. A lenda conta que ali foram enterrados negros pagãos mortos durante a chegada de navios africanos, e isso amaldiçoou o local. Os recifenses acreditavam que quem passasse por lá nas “horas mortas” veria fantasmas ou seria perseguido por espíritos terríveis.
Alguns casos trágicos aconteceram no local, reforçando a reputação sobrenatural da Cruz do Patrão, como um estudante assassinado e um soldado preso injustamente acusado por um “espírito infernal”. Pesquisas arqueológicas não encontraram evidências de cemitérios clandestinos, mas a ligação com o sobrenatural permanece inexplicada. Mesmo quase esquecida pela população, a coluna ainda gera histórias de arrepiar, principalmente após o anoitecer.
Praça Chora Menino, Pernambuco
A Praça Chora Menino fica no bairro da Boa Vista, em Recife, e é mais um dos lugares mais assustadores do Brasil. Esse local foi cenário de uma tragédia durante o reinado de Dom Pedro I, em 1831. Uma crise na monarquia levou a uma batalha sangrenta envolvendo soldados e civis, resultando em centenas de mortes, incluindo muitas crianças. Os corpos foram enterrados nas terras do antigo Sítio do Mondego, onde a praça agora está localizada. O nome “Chora Menino” surgiu após relatos de choros noturnos inexplicáveis que acontecem até hoje, atribuídos às crianças vítimas do massacre. Assustador, não é mesmo?
E aí viajante, já está pronto para embarcar em uma jornada misteriosa com a DeÔnibus? Então, já garanta sua passagem de ônibus para uma viagem confortável e econômica! Não esqueça de levar a lanterna e claro, a coragem, pois vai precisar ao viajar para conhecer os lugares mal-assombrados no Brasil.
Aproveite e baixe o aplicativo da DeÔnibus e compre sua passagem pelo seu celular!
Compartilha este artigo com quem vai se aventurar e se assustar com você!