No dia 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.
Esta data faz parte de uma campanha das Nações Unidas contra a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e tem como objetivo principal valorizar a liderança feminina e a visibilidade das mulheres.
Historicamente as mulheres sempre enfrentaram desafios adicionais ao ingressar no mundo dos negócios, como preconceitos de gênero, falta de acesso a financiamento e a pressão de conciliar carreira e responsabilidades familiares.
Por isso esta é uma data muito significativa. Vale lembrar que o crescimento do empreendedorismo feminino contribui para o progresso familiar, tendo-se em vista que 40% das empreendedoras sustentam suas famílias com a renda proveniente de seus negócios.
No Brasil o número de mulheres empreendedoras também cresceu bastante nos últimos anos, o que tem demonstrado a ascensão das mulheres por trás de empresas de sucesso em todo o país.
Empreendedorismo feminino na DeÔnibus

Muitas empreendedoras brasileiras têm demonstrado resiliência, criatividade e habilidade para superar todos os tipos de obstáculos.
E uma delas é a Mariana Malveira, co-fundadora da DeÔnibus. 😊
Junto de seu irmão Breno, ela teve a ideia de criar uma empresa que pudesse melhorar a experiência do viajante rodoviário e, com isso, facilitar a mobilidade pelo Brasil.
Apaixonada por viagem, tecnologia e empreendedorismo, Mari fundou a DeÔnibus, que é uma das principais empresas de passagens rodoviárias do Brasil e já impactou mais de 6 milhões de viajantes pelo país inteiro!
Quem conhece mais de perto o trabalho da Mari percebe como ela é inspiração para todas as mulheres que sonham em empreender. Sua força e resiliência contagiam.
Depois um tempo morando fora do país, Mari voltou ao Brasil com novas ideias de negócio, porém não conseguiu executá-las imediatamente.
Mas o fato de as coisas não terem saído como queria não a desanimou.
Os desafios do empreendedorismo feminino e a criação da DeÔnibus

Ao lado de seu irmão e de outro sócio, Mariana construiu o projeto da empresa em paralelo aos seus empregos até que chegasse o momento em que conseguissem tocar o projeto de forma definitiva.
Demorou quase 1 ano para que este dia chegasse e, assim, fosse criado o portal Brasil by Bus (primeiro nome da DeÔnibus).
Quando o projeto entrou no ar, eles viram que, para o sonho deles se concretizar, não seria possível trabalhar apenas nas horas de folga, mas sim em tempo integral.
E, assim como a maioria das empreendedoras, Mari decidiu largar o seu emprego para se dedicar ao seu sonho.
No início da sua jornada na DeÔnibus ela teve o desafio de cuidar de diversas áreas fora da sua formação, além de se manter informada sobre todas as mudanças que aconteciam no mercado.
Sem contar toda a burocracia que as pessoas que desejam empreender enfrentam no Brasil e, também, o desafio de ser uma mulher em um universo majoritariamente masculino.
E como toda mulher, precisava equilibrar a vida pessoal com a profissional.
O fato é que nada disso impediu a Mari de brilhar e criar uma empresa incrível como a DeÔnibus!
Após enfrentar todas estas dificuldades, ela conseguiu expandir os negócios e criar uma empresa com uma diversidade de perspectivas, plural e com uma equipe altamente criativa e engajada.
O empreendedorismo feminino no Brasil é um testemunho do potencial das mulheres para transformar suas realidades e contribuir para o crescimento econômico do país.
Você consegue acompanhar o trabalho e os desafios da Mari através da sua coluna no site TecMundo.
E aí, viajante? Gostou de saber um pouquinho mais sobre o assunto? Então comente o que achou e compartilhe essa matéria com uma mulher incrível da sua vida para inspirá-la!