Imagine uma cidade repleta de cultura, história, excelente gastronomia e atrativos a serem explorados, onde cada esquina oferece uma experiência nova e enriquecedora. Belém do Pará é um verdadeiro centro comercial e cultural do norte do país, e é difícil não se encantar com tantas atrações que ela tem a oferecer.
Pensando nessa diversidade de atrativos da cidade, nós do Time da DeÔnibus, preparamos uma matéria completa sobre o que fazer em Belém do Pará. Já adiantamos que terá muitas dicas de passeios, restaurantes e a melhor forma de você chegar ao seu destino. Portanto, confira nossas dicas, viajante!
Índice
O que fazer em Belém do Pará/PA

A capital do Pará é cheia de vida, atrações, cultura e uma diversidade de pontos turísticos para explorar. Nada melhor do que separar alguns dias na cidade para bater perna pelas ruas, conhecer os atrativos e arredores e de fato sentir tudo o que a cidade tem para oferecer. Então, prepare-se, pois essa será uma viagem enriquecedora!
Ilha do Combú
Antes de começar a mergulhar nas atrações da cidade, que tal conhecer os arredores de Belém do Pará? A cidade é cercada por várias ilhas e a Ilha do Combú fica bem perto, só 15 minutinhos de barco saindo de Belém. Visitar a ilha é uma experiência incrível, que já inicia pelo caminho, apesar de ser rápido, você vai observar os barcos, casinhas, muita vegetação e animais locais.
Chegando na ilha, além de ver um pedacinho da Floresta Amazônica, você precisa provar o chocolate artesanal da Dona Nena, ele é bem conhecido por lá e faz muito sucesso. Aproveite para comer em algum restaurante da ilha também e experimentar a culinária paraense.
Estação das Docas
De volta para a cidade, um lugar que você não pode deixar de conhecer é a Estação das Docas. Antigamente, o espaço funcionava como porto e a construção é do século XIX. Atualmente, é considerado um complexo gastronômico e turístico de Belém. Por lá, é possível encontrar várias opções de restaurante e lojinhas. Mas um dos pontos altos para quem visita o local é o pôr do sol, que é incrível e garante fotos únicas.
Mercado Ver-O-Peso
Do ladinho da Estação das Docas fica o Mercado Ver-O-Peso, esse é um espaço que se mistura, sendo uma feira e um mercado público ao mesmo tempo. Então, você já deve imaginar que vai encontrar de tudo, não é mesmo? Uma diversidade de artesanato e muitos produtos locais, perfeitos para garantir aquela lembrancinha da cidade.
Forte do Presépio
Já deu para perceber que andar pela cidade de Belém do Pará é mergulhar na história e fazer uma viagem no tempo, não é mesmo? E não para por aí, o Forte do Presépio, é mais uma atração que vale a pena ser visitada. O atrativo fica no centro de Belém!
Basílica de Nazaré
A Basílica de Nazaré é considerada um patrimônio histórico do Pará, então visitá-la vai além de ser uma questão religiosa. Anualmente acontece a procissão de Círio de Nazaré, que vai em direção a Basílica de Nazaré. O evento é considerado a maior manifestação religiosa do país e uma das maiores que acontecem no mundo. A região do Pará também é conhecida por ser um dos destinos mais religiosos do Brasil, você sabia disso viajante?
Theatro da Paz
Construído por volta de 1878 durante o Ciclo da Borracha, o Theatro da Paz tem um estilo neoclássico, com uma arquitetura única. Além de contemplar a beleza do teatro, você pode aproveitar para assistir a uma peça, concerto ou show. Um máximo, não é viajante?
Casa das Onze Janelas
Para quem gosta de cultura, arte e história, a Casa das Onze Janelas é parada obrigatório. O local foi construído no século XVIII, tem um estilo colonial e conta com diversas obras de artes de grandes artistas, como a Tarsila do Amaral. Além disso, o espaço é ótimo para caminhar, relaxar e tomar um cafezinho.
Experiência gastronômica em Belém do Pará/PA

Ir para Belém do Pará e não experimentar a culinária paraense, é quase a mesma coisa que não visitar a cidade. Provar a gastronomia local é um dos pontos altos da sua viagem. Não é à toa que o local recebeu o título de Cidade da Gastronomia pela UNESCO, um reconhecimento que destaca a riqueza e diversidade da culinária local.
Por esse motivo, vamos fazer um tour gastronômico e dar algumas dicas de restaurante para você conhecer em Belém. O Restaurante Ver-O-Açaí é uma ótima opção para experimentar uma comida bem típica paraense.
Agora, o Tacacá do Renato também é um restaurante maravilhoso para provar comidas típicas e o verdadeiro Tacacá. Por fim, Manjar das Garças, com uma diversidade de pratos típicos, como maniçoba e muçuã.
Para você experimentar todos esses pratos saborosos e conhecer de pertinho atrativos encantadores do Belém do Pará, separamos dicas sobre como chegar na região. E aí viajante, pronto para embarcar nessa aventura?
Passagens de ônibus para Belém do Pará/PA

Agora é o momento de planejar melhor sua viagem para Belém do Pará. Diversas empresas oferecem opções de rotas para esse destino, permitindo que você escolha a melhor e que se adapta ao seu estilo de viagem. E nada melhor do que contar com a facilidade da DeÔnibus para garantir sua passagem de ônibus!
São Paulo/SP para Belém/PA
A viagem de São Paulo para Belém do Pará é bem longa, levando um pouco mais de dois dias para chegar no destino. Mas, você pode aproveitar esse tempo para descansar, ler um livro ou assistir a uma série, já que a viagem de ônibus é bem confortável. A viação que realiza o trajeto é a Roderotas.
Recife/PE para Belém/PA
Se você estiver saindo de Recife em direção a Belém, a viagem deve levar um pouco mais de um dia. Porém, você pode optar por dois tipos de ônibus, o leito e o semileito, garantindo todo o conforto para sua viagem. A viação Expresso Guanabara que realiza a rota de Recife para Belém.
Independentemente de onde você partir, o aplicativo da DeÔnibus torna o processo de compra de passagens muito mais fácil, prático, seguro e rápido. Além disso, baixando o aplicativo você garante descontos exclusivos.
Agora, você já sabe o que fazer em Belém do Pará. O destino além de lindo, tem muita história e cultura para você se aprofundar. E nada melhor do que viajar com todo o conforto e praticidade, não é mesmo?
Já compartilha essa matéria com quem vai conhecer essa região com você viajante. Até a próxima!