A Oktoberfest é aquela festa que mistura cultura, cerveja e muita animação, e já ganhou o coração de várias partes do mundo – inclusive do Brasil. Se você acompanha o blog, já sabe que a gente adora falar sobre essa festa, né? Ela é uma das mais queridas por aqui e, claro, não poderíamos deixar de mencionar um dos pontos altos do evento: a comida!
Direto de Munique para os quatro cantos do planeta, a Oktoberfest começou como uma festa alemã raiz, mas foi tão boa que acabou virando um fenômeno mundial. E, assim como a cerveja, os pratos típicos são uma parte essencial da experiência.
Hoje, vamos te levar numa viagem gastronômica cheia de sabores da Alemanha, para você se sentir na Oktoberfest mesmo sem sair do Brasil. Se prepara, porque o cardápio é de dar água na boca!
Confira agora, e só cuidado pra não babar no teclado! 😃
Índice
Pratos tradicionais da Oktoberfest
Assim como a festa em si, os pratos seguem a tradição alemã e é um mais delicioso que o outro. Afinal, quem não gosta de comer bem?
Se você é fã de boa comida, não pode deixar de provar as maravilhas que são servidas na Oktoberfest.
E para te deixar com mais água na boca, separamos os 11 pratos da Oktoberfest que são muito disputados entre os turistas.
Brezel

Sabe aquele pãozinho que a gente vê nas fotos da Alemanha, com um nó estiloso e bem diferente dos pães que temos aqui no Brasil? Pois é, esse é o famoso brezel! Ele é praticamente uma celebridade entre os pães alemães e faz par perfeito com vários pratos típicos, como as deliciosas salsichas brancas.
E se você achava que brezel e pretzel eram coisas diferentes, surpresa! O famoso pretzel nada mais é do que a versão americanizada do brezel original alemão.
Ah, e tem de tudo quanto é tamanho, inclusive uns gigantões que parecem até uma refeição por si só!
Weisswurst

Direto da Bavária, temos a famosa salsicha branca, o weisswurst. Esse prato típico alemão vem com um detalhe curioso: ele é devorado sem a pele! Feita de uma mistura de carne de vitela e porco, temperada na medida com cebola e salsa fresca, a weisswurst é praticamente um abraço de sabor em forma de salsicha.
Agora, anota essa tradição: por lá, a galera diz que a salsicha branca só pode ser comida até o meio-dia. E é por isso que muita gente curte essa iguaria logo pela manhã, acompanhada de uma mostarda doce, brezel e, claro, uma boa cerveja. Porque nada diz “bom dia” como uma weisswurst e uma cerveja gelada, né?🍺
Bratwurst

É uma salsicha alemã feita de carnes de vaca, porco e vitela, e que é assada em uma frigideira ou churrasqueira. Ela geralmente é servida cortada em rodelas com mostarda e pão.
Na Oktoberfest ela é preparada de vários tamanhos, às vezes até acontece um concurso para ver quem consegue comer sozinho uma bratwurst de um metro.
Currywurst

Ela é uma salsicha bem típica em Berlim – aquela que é possível comer na rua, sabe?
A currywurst é grelhada na chapa, cortada em rodelas e coberta por um molho de ketchup e curry, acompanhada por batatas fritas.
Na Alemanha geralmente é servida em um pratinho de papelão e com um garfinho de madeira ou plástico.
Hackepeter

É uma receita típica feita com carne crua de porco e muito tempero. O seu conceito lembra o de um steak tartare.
Este prato costuma ter como acompanhamento: cebola, azeite de oliva, sal, pimenta, salsa e gema de ovo. Tudo isso servido com pão preto cortado em quadradinhos.
Frikadellen

Nada mais é do que um bolinho de carne alemão, mas que recebe um nome diferente em cada região da Alemanha: bulette, hamburger, fleischklöpse, fleischpflanzerl, klops, fleischküchle, hacktätschli, beefsteak, brisolette, faschierte laibchen, fleischlaberl.
Este tão famoso bolinho tem em sua receita carne bovina e suína, bacon e cebola e geralmente tem como acompanhamento batatas cozidas, salada de batata ou é até mesmo servido dentro de um pão.
Boi Assado no Rolete

Este é sem dúvida um dos pratos mais tradicionais da festa. Ele é servido na Oktoberfest há 133 anos. Ideal para os fãs de carne vermelha.
A porção de carne vem acompanhada de legumes, molho de vinho tinto e batata.
Dampfnudel

São pães cozidos no vapor, que podem ser servidos tanto doces quanto salgados. Como salgado é um ótimo acompanhamento para saladas, sopas e legumes. Como doce, ele também pode ser levemente caramelizado e polvilhado com canela e consumido com compota de maçã ou fruta em calda.
Eisbein

O famoso joelho de porco assado é um dos pratos mais formosos alemães. O preparo mais conhecido de einsbein é ele cozido e servido com chucrute e batatas, mas nada impede de inovarem ou fazerem uma releitura do prato.
Marreco Assado

Assim como os pratos tradicionais como chucrute, linguiça e joelho de porco, o marreco assado está entre os mais conhecidos.
O famoso marreco recheado, também chamado de “gefüllte ente”, é sucesso na Oktoberfest.
Acompanhado por batatas e repolho roxo ou purê de maçã (para os fãs de pratos agridoces), sua preferência é quase unânime.
Flammkuchen

Conhecida como a “pizza alemã”, a flammkuchen é uma comida típica do sul da Alemanha.
Olhando até lembra um pouco a nossa tradicional pizza (alguns a chamam de prima da pizza da Itália), mas ela é um pouco diferente. A massa é bem fininha e crocante, com uma cobertura tradicional de crème fraîche, bacon e cebola.
Conheça esses pratos de perto na Oktoberfest de Blumenau
Agora que você já conhece os pratos da Oktoberfest que fazem muito sucesso, não perca tempo e agende sua próxima viagem para conferir tudo isso de pertinho.
Reserve a sua passagem pra Blumenau e coma muito bem na Oktoberfest!
